quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Le Mans:Porsche 936 (nº20) 1976













Ao vencer as 24 Horas de Le Mans com um carro que tinha apenas alguns meses, a fábrica de Stuttgart conseguiu a proeza de impor pela primeira vez um motor turbo em La Sarthe. Para a realização do 936 optou-se pelo chassis do 917 Canam, derivado do 908,que foi ligeiramente modificado, mas conservaram-se muitas peças validadas em competição como os travões e a transmissão.Para evitar o carácter pontudo do motor boxer de 6 cilindros do 911 RSR de 1974, instalaram-se dois turbos KKK que permitiram uma margem de utilização muito maior. Esta escolha não impediu um ganho de 60 cv na potência, que passou de 460 para os 520 cv. Este automóvel, que se assemelha a um condensado de tudo o que se move nas instalações de Stuttgart, revelou-se imbatível.
Na prova de Le Mans somente o Alpine-Renault A 442 de Jabouille/Tambay/Dolhem se mostrou mais rápido mas após uma hora de prova os dois Porsche Martini já tinham um minuto de avanço em relação a este carro e dois minutos sobre o fantástico 935 Martini nº40.À chegada , só sobraram vinte e quatro carros em prova dos cinquenta e cinco à partida. Jacky Ickx e G.Van Lennep venceram com o Porsche nº20 enquanto o segundo Porsche Martini não chegou ao fim devido a avaria do motor.
A miniatura é da colecção "Lendas de Le Mans" da Altaya fabricada pela Ixo Models na escala 1/43.
Nota: Texto Altaya e fotos retiradas da Net

1 comentário:

Peter J disse...

unico defeito a apontar: falta a publicidade da Martini...
Mesmo assim é excelente!