sexta-feira, 27 de março de 2009

Le Mans : Chrysler Viper GTS (nº51) 2000







O duelo esperado na categoria GTS entre os Corvette C5-R e os Viper GTS-R nas 24 Horas de Le Mans manteve todas as suas expectativas logo a partir dos ensaios. Karl Wendlinger chegou a até a despistar-se ao embater num Porsche, mas, mesmo com a carroçaria e as suspensões danificadas, o nº51 regressou à pista.

O começo da corrida foi igualmente intenso com os três Viper da equipa Oreca e os Chevrolet Corvette de Gary Pratt colados uns aos outros. Mas, um pouco antes das 18 horas, o nº51 de Beretta/Wendlinger/Dupuy tomou a dianteira, à frente do nº52 de Huisman/Duez/Archer. Tinham no entanto em linha de mira o C5-R nº63 de Fellows/Kneifel/Bell, e desencadeou-se uma jigajoga entre este três carros numa luta entusiástica num dia de calor só atenuado pelo cair da noite.
O Viper Oreca nº53 sitou-se no terceiro lugar da categoria GTS, à frente do Corvette que os seguia a apenas uma volta de distancia. Mas , de madrugada, avarias mecânicas na caixa de velocidade e motor de arranque vitimaram os Corvette, oferecendo aos nº51 e nº52 uma mais que justificada pretensão ao quinto lugar da classificação geral, algo que um GTS nunca conseguira!

Às 8 horas, o nº53, vitima de um choque com o Porsche 996 GT3 nº79, atrasou-se para a quarta posição, atrás do melhor dos Corvette. Mas , às 10 horas da manhã de domingo, o nº52 parou, aparentemente por causa da cambota. O nº51 continuou a correr, ocupando o sétimo lugar geral até ao fim da tarde. Quando tudo acabou, o nº51 venceu a categoria GTS À frente do nº53, com o Corvette nº64 a completar o pódio. Com um excepcional sétimo lugar na classificação geral, a equipa Oreca podia sentir-se satisfeita . Texto: Altaya, Fotos : Le Mans History

A miniatura pertence à colecção Altaya fabricada pela Ixo na escala 1/43 excelente qualidade.

2 comentários:

To Visit My disse...

i like your blog......

José António disse...

É sempre com agrado que vejo as miniaturas desta colecção. Muito boas mesmo!
Abraço