domingo, 1 de março de 2009

Porsche 911 Carrera (1993)

O Porsche 911 (pronuncia-se “nove-um-um” ou “novecentos e onze”) é um carro desportivo produzido pela Porsche AG de Stuttgart, Alemanha. O carro está em constante evolução desde seu lançamento em 1964. Mecanicamente ele destaca-se por ter motor traseiro e até o modelo 996, de 1999, refrigeração a ar.
Desde o seu lançamento, o 911 tem sido modificado, tanto por equipes particulares quanto pela fábrica em si, seja para rallye, corrida ou para qualquer outro tipo de competição automovel. É muitas vezes lembrado como um dos carros de competição de maior sucesso, especialmente quando se trata de alguma de suas variações, como o poderoso 935.



O 911 foi novamente revisto em 1993, sendo agora conhecido como Tipo 993. Este carro é notável por ser o ultimo 911 refrigerado à ar, lançado em 1964.
O exterior apresentava a traseira e a dianteira bastante modificadas, onde apenas o pára-brisa, as janelas laterais e portas permanecendo do 964. A reestilização deixou o design mais suave, com uma frente visivelmente mais aerodinâmica, lembrando a do 959. O estilo foi assinado pelo ingles Tony Hatter, sob supervisão do chefe de design da marca, Harm Lagaay.
Juntamente com a carroçaria modificada, o 993 apresentava uma suspensão traseira multilink inteiramente nova, que melhorava o manuseio do carro.
A nova suspenção, assim como os refinamentos no chassis, permitiram ao carro se manter competitivo. A capacidade do motor permaneceu em 3.6 L, mas a potência aumentou para 272 PS (200 kW) graças a um melhor gestão do motor e do escapamento. A partir do modelo 1996, a potência passou para 286 PS (210 kW). Um novo modelo de tracção nas quatro rodas voltou a ser oferecido com o Carrera 4, enquanto os tradicionais modelos de tracção traseira eram chamados apenas de Carrera. Uma versão de peso reduzido chamada RS teve o motor expandido para 3.8 L, com a potência chegando aos 300 PS (221 kW). A versão RS possuía tracção traseira.
Versões aspiradas apareceram utilizando o visual do modelo turbo e alguns outros componentes (os Carrera 4S e posteriormente o Carrera S).
O modelo Targa também retornou, dessa vez com um grande teto de vidro que deslizava para baixo da janela traseira.
As versões Targa e as com visual Turbo permaneceram em produção até 1998, quando o inteiramente novo Porsche 996 foi lançado, como sucessor da linha 993.(texto Wilkipédia).
A miniatura exposta é da Burago na escala 1/18 que nos oferece alguma qualidade por um preço muito simpático.

Sem comentários: