quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Le Mans : Ford GT 40 (nº9) 1968

A caixa original com a ref.009


O kit completo

A traseira

O kit em resina



A partida da edição de 1968.






Os eventos politicos do Maio de 1968 obrigaram a a A.C.O. a alterar a data da prova prevista para 15 e 16 de Junho para as datas de 28 e 29 de Setembro. Como se tinha de contar com uma noite mais longa que em Junho, a hora da partida avançou uma hora e se o publico , em fim de férias, não compareceu em massa mas, mesmo assim, em número suficiente. O circuito foi alterado bem como o regulamento, e a Ferrari, não contente com o facto, resolve não comparecer oficialmente. Também a Ford americana e a Chaparral resolveram não aparecer deixando os GT 40 anglo americanos a tarefa de bater a Porsche, Matra , Alpine e Alfa.
A Hownet inscreve dois carros a turbina que fazem uma corrida discreta. A Porsche vê os seus 908 abandonar a prova devido a defeito dos alternadores e será um 907 privado que salvará a honra da marca .
Será novamente um Ford que vencerá a prova, desta vez com as cores da Gulf da equipa John Wyer. Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi eram os pilotos deste Ford que no ano seguinte mas com o nº6 (era o mesmo carro) venceria a prova nas mãos de Ickx.
A miniatura apresentada é uma raridade da portuguesa Trofeu na escala 1/43 feita em resina que permite realizar o modelo 1968 ou de 1969 . Na altura era dificil ter acesso a alguns modelos e opção era optar por modelos em resina que obrigavam a um trabalho ardui a retirar imperfeições até atingirmos o modelo final.
Para uma maior percepção desta prova em 1968 mostro aqui em 2 filmes o desenrolar da mesma:






















Sem comentários: