O que é que muitos modelos da Altaya, IXO,Spark, Vitesse, Bizarre,…tem em comum? A verdade é que tem a “mão” de um português. Mas comecemos pelo inicio.Nos celebres anos após revolução de 1974 , eu andava num liceu do Porto e um dos colegas tinha a mesma paixão por miniaturas de automóveis mas com uma capacidade fora de normal de construir um Porsche 911 Turbo Martini a partir da chapa retirada de um tubo de pastas de dentes , um Chaparral em madeira ou outra miniatura feita em papel. O seu nome é Fernando Pinto!
Não se limitava a construir do nada mas também alterar o que achava errado nas miniaturas à venda no mercado ou pegar nessa base para chegar a outros modelos como o BMW Calder através da base da Solido.Perdemos o contacto mas sei que foi criando miniaturas únicas com o seu Fernando Pinto Project como um celebre Rondeau Le Mans na escala 1/43 composto por mais de 300 peças. Após o sucesso da Luso Toys alguns empresários decidem investir nesta área e criam a Vitesse e naturalmente o seu nome foi logo falado para maquetista da empresa. Nasce assim o Lancia Martini 037 rallye (que brevemente apresentarei aqui) e um Opel Manta 400 com um enorme exito que lança a marca no nosso país e alem fronteiras. É também ele que desenha o primeiro catalogo da marca (naquela altura não havia fotos dos futuros modelos mas sim desenhos). A tropa obriga-o a parar a sua colaboração com a Vitesse durante dois anos mas quando regressa a produção tinha sido transferida para China onde passa a ir regularmente para supervisionar a elaboração de novos modelos e o seu fabrico. A Vitesse entretanto pára mas mantém colaborações com a IXO e a Altaya.Acaba por sair juntamente com outro colega francês e cria a Bizarre onde se dedica a lançar os modelos mais “bizarros” da competição automóvel e que as outras marcas não quiseram fabricar. A Bizzare é conhecida e reconhecida pelos especialista mas não deixa de ter colaborações com outros fabricantes como a Spark do seu antigo colega francês.
Foi através de uma news letter da Minichamps que é representante da Bizarre que vim a descobrir à pouco tempo o nome do Fernando Pinto e através de e-mail contactá-lo e visitá-lo em sua casa 34 anos depois…
A sua vida profissional obriga que reparta o seu tempo entre V.N.Gaia com a familia ou Macau para estar perto da fábrica na China. Em Gaia pretende um dia criar um museu de miniaturas suas e de colecção bem como uma vasta biblioteca ( ver fotos) com milhares de revistas e livros da especialidade. Nas fotos que tirei na sua residência em Gaia é possível ver inúmeros moldes que originaram várias miniaturas que temos nas nossas colecções como o Bugati 57 C das 24 Horas de Le Mans de 1939 da Altaya( ver foto). Como será fácil de entender a vasta colecção de miniaturas da Matchbox, Spark e a sua Bizarre estão ainda dentro de armários ou no chão de várias salas de uma casa que um dia será o tal museu.As revistas e livros que recebe semanalmente são analisados para se catalogar e scanizar as fotos sendo toda a informação processada informaticamente podendo assim saber onde procurar toda a informação disponível sobre determinada viatura.
O cuidado no detalhe é a sua marca e Portugal tem em Fernando Pinto um excelente exemplo de um profissional que vingou além fronteiras.
Comentários
Pena que as marcas portuguesas não consigam vingar, o que seria pra nós bem melhor em termos de preço e variedade!
O Museu de Miniaturas seria muito interessante!
Era realmente uma boa ideia esse museu.
Pena que não haja mais marcas portuguesas alem da Poliguri mas essa é de 1:60.
JB
Obrigado por partilhar connosco esse relacionamento.
Grato.
Para quando uma edição do MAZDA RX3 Coupe do CARLOS TORRES, que tanto se procura por essa mundo fora?
rmscarvalheira@gmail.com
Ferrari 156 (12/75) do Phil Hill, Ferrari 158 (15/60) do John Surtees e ainda o Lancia Ferrari D50 (12/90) do Juan Manuel Fangio. Relíquias à escala 1/24...