sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cooper Climax T1 - Jack Brabham - 1959





Sir John Arthur Brabham, ou simplesmente Jack Brabham, (2 de abril de 1926) foi um piloto de corrida australiano que venceu os campeonatos de Fórmula 1 em 1959, 1960 e 1966.
Brabham é de uma segunda geração de australianos, filho de um dono de mercearia em Hurstville perto de Sydney. Ele abandonou a escola aos 15 para trabalhar em uma oficina.
Durante a Segunda Guerra Mundial ele serviu na Royal Australian Air Force. Em 1946 ele abriu uma pequena oficina. Ele também corria de kart e na sua primeira temporada venceu o campeonato NSW e formou uma parceria com Ron Tauranac.
Em 1955 ele estreou no Grande Prêmio da Inglaterra pilotando um Maserati. Ele logo se transferiu para a equipe Cooper e em 1959 Brabham venceu o campeonato. Em 1960 ele venceu o campeonato novamente com a equipe Cooper.
Brabham levou o Cooper vencedor do campeonato para o Indianapolis Motor Speedway para testes logo após a temporada de 1960 e competiu na Indianapolis 500 com uma versão modificada de um carro de Fórmula 1 em 1961. O carrinho engraçado da Europa foi ridicularizado pelas outras equipes, mas chegou a estar em terceiro e terminou a corrida em nono.
Em 1961 ele fundou a Brabham Racing Organization com Ron Tauranac. Recentemente tinha sido colocada uma limitação na Fórmula 1 de 1500 cilindradas para os motores o que não foi bom para Brabham e ele não venceu nenhuma corrida este carro. A primeira vitória da equipe veio em 1964 com Dan Gurney. Em 1966 a regra mudou para 3000 cc e Brabham com um Repco-Brabham venceu o campeonato novamente. Em 1967 o título veio com seu companheiro de equipe Denny Hulme. Em 1970 ele se aposentou. Logo após parou completamente com as corridas, vendeu sua equipe para a Tauranac e voltou para a Austrália. Ele se tornou cavalheiro em 1979.
Todos os seus três filhos: Geoff, Gary e David, também foram pilotos de corrida.
Ele foi introduzido no International Motorsports Hall of Fame em 1990. (texto Wilkipedia)
Aqui mostramos o Cooper com que venceu o Campeonato em 1959. A miniatura é da Altaya na escala 1/43 e fabricada pela IXO Models.

1 comentário:

RM Style disse...

Tive a oportunidade de ver o molde desta miniatura feita pelo Fernando Pinto da Bizarre. A mesma foi aproveitada pela Ixo e o próprio Fernando está a fazer uma réplica deste carro na escala 1/24 totalmente feita à mão. São series limitadas , com uma perfeição muito acima da media e que tive oportunidade de ver alguns exemplares em fase de montagem