Inicialmente, acreditava-se que o Ford GT40 1075 fosse uma reconstrução de um dos Mirage M1 de 1967. Na realidade, o 1075 era um carro novo, concluído em 23 de janeiro de 1968 , mas incorporando as melhorias feitas no chassi do Mirage, com alumínio substituindo algumas das seções de aço e uma carroceria ultraleve. Equipado com cabeçotes de alumínio Gurney-Weslake, o motor V8 foi reduzido para 4,9 litros para obter homologação na categoria Sport (mínimo de 50 exemplares construídos, com cilindrada máxima de 5 litros).
Largando em quarto lugar com o tempo de 3'39''8, 4''5 atrás da pole position de Jo Siffert, Pedro Rodríguez liderava o pelotão sem Porsche com 1075 pontos . Dominado pelos Porsches na primeira hora, o Ford subiu na classificação e já estava em terceiro lugar ao final da segunda hora. Após o colapso dos Porsche 908, Rodríguez e Bianchi assumiram definitivamente a liderança na sétima hora. Na metade da prova, com a chuva se intensificando, apenas o Matra de Pescarolo/Servoz-Gavin conseguia acompanhar o ritmo, quatro voltas atrás dos líderes, mas a heroica arrancada do carro azul chegou ao fim por volta do meio-dia, quando um pneu estourou na reta Mulsanne .
Mantendo um ritmo constante, sem nunca ultrapassar as 6.000 rpm, Pedro Rodríguez e Lucien Bianchi lideraram até o final. A corrida foi interrompida apenas por paradas para reabastecimento e troca de óleo, além de trocas de pastilhas e discos de freio. Mas a três horas do fim, Lucien Bianchi levou um grande susto ao ultrapassar o Alpine destruído pelo fogo de seu irmão Mauro na descida que levava à curva Tertre Rouge . Tranquilizado pelas placas exibidas por sua equipe, Lucien completou seu turno, mas a alegria de sua vitória foi ofuscada pelo sofrimento de Mauro, que sofreu queimaduras graves.
Ao cruzar a linha de chegada, o ano de 1969 trouxe à Ford seu segundo título do Campeonato Mundial . O valente GT40 retornou a Le Mans em 1969 para conquistar a bandeira quadriculada pela segunda vez.
Texto : Slot-Racing
Miniatura do vencedor de Le Mans em 1968 na escala 1/43.
O mesmo carro (era mesmo este) vence Le Mans no ano seguinte com outros pilotos






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