Le Mans 1964 : Maserati Tipo 151/3 nº 2


Para a temporada de 1964 e para tentar resistir aos protótipos com motor traseiro com um Maserati 151 já envelhecido, o Coronel Simone não teve escolha a não ser apostar na potência e na aerodinâmica. Ele envia o 151 de volta à fábrica para melhorias aerodinâmicas. Ele surge com uma nova carroceria com uma linha original e espetacular esculpida pelo cinzel de Mario Allegretti, um chassi alongado (a distância entre eixos vai de 2300 mm a 2400 mm), um subchassi dianteiro permitindo que a unidade de potência seja instalada mais baixa e um motor dopado por Alfieri com cerca de vinte cavalos de potência


Quando o 151/3 (novo nome) apareceu nos testes preliminares, os especialistas ficaram boquiabertos com a audácia das formas adotadas. O "Monster", ("Il Mostro"), faz ainda mais barulho com seus longos escapamentos sem chicane. Obviamente, alguns espíritos tristes se incendeiam com a novidade, mas, independentemente disso, desta vez John Simone parece certo de seu tiro


Depois de uma partida desastrosa, o motor se recusando a acelerar, o 151/3 parou no final da primeira volta. O tempo para encontrar um pedaço de espuma de borracha bloqueando o acelerador, dois minutos são perdidos. Implacável, Trintignant atacou e duas horas depois o Maserati estava na 10ª posição. Assim como desencadeado, André Simon, apesar da sua convalescença, continuou o passeio, aplaudido pela multidão de adeptos entusiasmados pela ascensão deste carro surpreendente. Com os três Ford GT40 se soltando um após o outro e as fileiras da Ferrari, a rival de longa data, diminuindo, às 21h, Trintignant passou para a 3ª posição atrás de duas Ferraris.



Estamos perto da euforia, mas a má sorte não abandonou o acampamento da Maserati França e logo se manifesta na forma de problemas de freio e alternador. Nada vai bem e a grande berlinetta mergulha na classificação para abandonar pouco depois da meia-noite. Obviamente, em Modena, a preparação do 151/3 não era uma prioridade. Surpreendente, porque mesmo sendo um compromisso privado, tendo a Maserati abandonado todas as ambições desportivas, o carro do importador francês foi o único representante da marca nos grandes eventos internacionais.

texto : slot-racing.fr


Na escala 1/43 pela Altaya temos aqui a réplica deste Maserati com resultado final positivo








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