Em 1969 , o Ford GT40 1075 tornou-se o carro de corrida mais glorioso da história. Já vitorioso em Le Mans em 1968 , também conquistou vitórias naquele ano em Brands Hatch, Spa, Watkins Glen e, no início de 1969, em Sebring. Sua segunda vitória consecutiva em Le Mans coroou essa carreira extraordinária e também marcou o fim da participação do GT40 em eventos do Campeonato Mundial de Endurance.
Classificando-se na 13ª posição com um tempo de 3'37"5, quase 15" atrás da pole position de Rolf Stommelen, Jacky Ickx largou na última posição, mas aproveitou a desaceleração causada pelo acidente de Woolfe para subir rapidamente para a 16ª posição.

Sem apresentar problemas técnicos, o carro número 1075 juntou-se ao top 10 na terceira hora e estava em quarto lugar na metade da prova. O abandono dos dois Porsches líderes entregou a liderança ao Ford número 6 na 22ª hora. O final da corrida testemunhou uma batalha emocionante com o Porsche número 64, que durou mais de três horas. O público presenciou o maior duelo da história do automobilismo, e foi somente na última volta que Jacky Ickx garantiu a vitória.
Jacky relatou essa última volta ao jornal L'Automobile: "Começamos a reta. Eu estava em quinta marcha, mas bem devagar, com pouco acelerador e a rotação totalmente reduzida. Ele não queria me ultrapassar; sabia perfeitamente que o líder, no início da reta, já tinha passado por isso antes. Percorremos o primeiro terço da reta a passos de tartaruga. De repente, exasperado, ele tentou se distanciar. Rapidamente, reduzi para quarta marcha e fiquei logo atrás dele. No último terço da reta, ultrapassei-o e, obviamente, ele não conseguiu me ultrapassar novamente."
Eles precisarão de apenas mais 2.000 metros para ultrapassar a marca de 5.000 quilômetros em 24 horas , e o triunfo de Ickx/Oliver será completado pela vitória no índice de eficiência energética.
Da francesa Solido na escala 1/18 eis a replica do vencedor de Le Mans de 1969 conduzido por Jacky Ickx e Jackie Oliver acompanhada por outras versões do mesmo carro.
Este Ford era exatamente o mesmo carro que venceu Le Mans no ano anterior (na altura com o nº 9) e ficou celebre com o protesto de Ickx que atravessou a pista na partida sem correr para poder apertar corretamente o cinto (Willy Mairesse tinha tido um acidente no ano anterior ao tentar apertar o cinto em pleno arranque) e Wolfe num Porsche 917 perdeu a vida no inicio da primeira volta desse ano pelo mesmo motivo.
O final da prova teve na última hora uma renhida disputa entre o GT40 e o Porsche 908 de Herrmann e Larousse que Ickx vence mas seguido a poucos metros por Hermann.
Este Ford venceu a prova por 120 metros em disputa constante com o Porsche 908 de Hermann/Larrousse .
(25)








Comentários