Le Mans 1967 : Ferrari 412 P - N.A.R.T. - nº25



Tendo já participado das 24 Horas de Le Mans em 1966 como a berlinetta P3, a Ferrari 412P 0844 retornou à pista de Le Mans modificada para as especificações da P4 , mas equipada com um motor de duas válvulas por cilindro alimentado por um conjunto de seis carburadores Weber. A caixa de câmbio ZF, que havia causado problemas no início da temporada, foi substituída por uma caixa de câmbio Ferrari de 5 velocidades. O motor desenvolvia 420 cavalos de potência, em vez dos 450 da P4. Este carro do tipo P3/P4 recebeu oficialmente a designação 412P para a temporada de 1967 .




Preparado pela fábrica, como todos os 412P e P4, o carro foi inscrito por Luigi Chinetti nas cores usuais da NART (North American Racing Team): branco com listras azuis. Os números brancos sobre fundo azul escuro vistos durante os treinos foram considerados não conformes com o regulamento e substituídos para a corrida pelos clássicos números pretos. Pilotado por Pedro Rodriguez e Giancarlo Baghetti, o carro se classificou como o melhor entre os 412P, na 8ª posição, com o tempo de 3:29.4.


Após uma largada fulminante, e apesar de uma porta não ter fechado corretamente, Pedro Rodríguez atacou a curva Dunlop na segunda posição. Liderando o pelotão da Ferrari, ele estava em sexto lugar após uma hora de corrida, assumindo resolutamente a liderança na cruzada anti- Ford . Mais lento que seu companheiro de equipe, Baghetti perdeu quatro posições até o final da segunda hora. No início da noite, as temperaturas subiram acima do normal e o carro nº 25 teve que fazer um longo pit stop para verificar o sistema de arrefecimento. Tendo caído para 17º, e apesar de ser cuidadosamente administrado por seus pilotos, ele subiu para 12º. Infelizmente, os problemas de superaquecimento persistiram e o 412P teve que abandonar definitivamente às 1h50 da manhã. Convertido em um protótipo esportivo Can-Am, o chassi número 0844 terminou a temporada de 1967 nos Estados Unidos, incapaz de competir contra os Lola e McLaren, que tinham motores muito potentes.


Não cor que esperamos num carro da N.A.R.T. mas de facto este Ferrari correu por esta equipa em 1967 nas 24 Horas de Le Mans com Pedro Rodriguez e Baghetti ao volante.
Desde o inicio este carro mostrou que não estava bem e acabou por desistir na 11ª hora com um pistão partido.
A miniatura é da Altaya/IXO na escala 1/43 e está bem realizada tendo em conta o seu preço embora as letras N.A.R.T. no teto deveriam ser a vermelho


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