Le Mans 1966 : Ford GT MK II - Holman & Moody - nº4


Inscrito pela equipe Holman and Moody, o Ford MkII 1032 chegou a Le Mans após um sólido segundo lugar nas 12 Horas de Sebring, três meses antes. Repintado em bronze metálico com detalhes em verde, foi entregue ao piloto australiano Paul Hawkins e ao americano Mark Donohue. Classificando-se em 11º com o tempo de 3:35.2, era o penúltimo MkII no grid. Paul Hawkins fez uma largada soberba, logo atrás do líder Graham Hill. Essa ânsia, porém, provou ser fatal para um eixo de transmissão, forçando o carro a parar nos boxes na primeira volta. O reparo levou mais de uma hora, e o Ford retornou à corrida em 55º e último lugar.






A rotação excessiva causada pela falha na transmissão destruiu as válvulas, e o carro número 4 teve que parar novamente para substituí-las. O pesadelo, porém, não havia terminado, pois Mark Donohue perdeu a carroceria traseira no final da reta Mulsanne . Ele escapou por pouco e teve que completar mais uma volta para recuperar a carroceria e reinstalá-la, caso contrário, seria desclassificado. Por fim, problemas no diferencial encerraram definitivamente a participação do carro número 1032 após apenas 12 voltas, tendo ocupado a última posição durante toda a prova. Posteriormente pintado com as cores do carro vencedor número 2, o carro terminou sua carreira como veículo de exibição.


A miniatura é da IXO Models na escala 1/43 e está bem conseguida.



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