Le Mans 1967 : Ford MK IV - nº2


Apesar da sua semelhança com o Ford MkIV vencedor nas 12 Horas de Sebring em Abril, o GT40 J-06 era um carro completamente novo quando chegou a Le Mans. Confiado à dupla de engenheiros Bruce McLaren e Mark Donohue, qualificou-se na primeira posição com o tempo de 3'24"4. Tendo começado devagar, Bruce McLaren rapidamente alcançou o pelotão líder.




Uma primeira paragem não programada é necessária após o primeiro reabastecimento para (já) recolocar um reforço no capô que as vibrações estavam abrindo. Durante as primeiras quatro horas, o Ford amarelo ficará dividido entre o 3º e o 4º lugar, lutando com o Chaparral n°7 e o Ford n°3. A partir da quinta hora, o Ford nº 2 assume a segunda posição com apenas uma volta atrás dos líderes.





A meio da corrida, problemas nos travões e na embraiagem fizeram com que o MkIV amarelo perdesse meia hora, caindo para o 6º lugar. Por volta das 10h, Bruce McLaren perderá a cobertura traseira em Mulsanne. O regulamento estipula que um carro deve terminar a corrida com as partes do corpo utilizadas na largada, o neozelandês foi autorizado pelos comissários a retornar para buscá-lo e trazê-lo de volta aos boxes. Ela será recolocada assim como a porta direita com muita fita adesiva cinza, rebites e até cintos retirados das calças dos mecânicos. 48 minutos depois o Ford saiu para terminar na quarta posição. (texto Slot-Racing)


A miniatura é da SPARK na escala 1/43 e está bem conseguida para a escala, sendo a última que me faltava dos 4 Ford MK IV que correram em Le Mans em 1967.




Comentários