O Porsche 908/02 "Flunder" de cauda longa foi uma evolução do modelo de 1969. Apresentava um capô dianteiro redesenhado com uma lâmina inferior . O capô traseiro foi alongado com dois spoilers, e duas entradas de ar foram adicionadas para resfriar a caixa de câmbio e um radiador de óleo. Inscrito pela equipe Martini e equipado com pneus Dunlop, o carro nº 27, pesando 648 kg, era o mais leve dos protótipos de 3 litros.
Para a corrida, Rudi Lins fez dupla com o promissor austríaco Helmut Marko, que se classificou em 6º entre os protótipos (22º na classificação geral) com o tempo de 3'38"9", quase 20 segundos atrás do tempo da pole position de Vic Elford com seu Porsche 917. Com uma largada promissora, Marko já ocupava a 17ª posição na classificação geral e a 4ª na classe protótipo após apenas uma hora de corrida. Mantendo um ritmo constante, o 908 estava em 9º lugar na terceira hora, apenas três voltas atrás dos líderes, e envolvido em uma disputa acirrada entre os protótipos com os Matras e Alfa Romeos .
À meia-noite, ela garantiu o 6º lugar e a liderança em sua categoria. Em seguida, assumiu a liderança no índice de desempenho e a manteve até o final. Seu progresso tornou-se constante, auxiliado por desistências: 4º lugar na metade da prova, 3º duas horas depois e, finalmente, 2º lugar às 10h da manhã.
Por volta das 10h30, Lins parou para trocar os pneus, mas uma porca teimosa custou ao 908 três minutos e o segundo lugar. Outra breve, porém ainda mais violenta, chuva começou por volta do meio-dia. Houve uma corrida imediata para os boxes, mas, mais uma vez, a porca traseira direita permaneceu teimosamente presa e, apesar dos melhores esforços dos mecânicos, nove minutos foram perdidos.
Na perseguição ao Porsche de Larrousse/Kauhsen, agora em segundo lugar, Lins escapou por pouco de sair da pista na curva Dunlop devido a um disco de freio trincado. Garantir o término da prova tornou-se a prioridade, e o Porsche 908 nº 27 inesperadamente terminou as 24 Horas na 3ª posição, oito voltas atrás , garantindo também a vitória no Índice de Desempenho. (texto: slotracing)
A miniaura é da Altaya (IXO) na escala 1/43 e está bem conseguida








Comentários