Quando Amédée Gordini trocou a Simca pela Renault com o objectivo de prosseguir nas suas preparações destinadas à competição, o presidente director-geral da firma andorinha decidiu que, depois das contas feitas, fazer falar da sua marca em competição (a Simca tinha sido criada pela Fiat para escoar a sua produção em França) seria um excelente exercício promocional.
Quando o seu engenheiro Rudy Hruska lhe apresentou Carlo Abarth (Carlo foi o nome que o austríaco Karl adoptou após se naturalizar italiano), Henri-Théodore Pigozzi pôs-lhe à disposição todos os meios da Simca para trabalhar para ele .
Foi na Primavera de 1962 que surgiu o Simca Abarth 1300 GT no Salão do Automóvel de Genebra, ao lado do novíssimo Simca 1000 Coupá. Em princípios de Abril, durante os ensaios com vista às 24 Horas de Le Mans, o 1300 deu sinais evidentes de potencia do motor, mas a estabilidade também foi uma revelação tanto para os pilotos como para os homens da cronometragem. Na corrida propriamente dita , a Abarth apresentou dois Fiat Abarth 700 e três Simca Abarth 1300 com piloto de topo ao volante. Ao seu lado, Roder Masson fez alinhar outro 700 enquanto a Equipa Nacional Belga inscreveu um quarto 1300 GT.
Os Abarth oficiais eram facilmente reconhecíveis entre todos graças à sua "farda" ornamentada com um grande escorpião. A campanha de 1962 em Le Mans poderia ter sido uma autentica catástrofe mas o Abarth belga de Dubois e Harris conseguiu terminar a prova destacando-se no meio dos monstros de corrida terminando na quadragésima posição da geral e uma indiscutível vitória na classe. (texto Altaya)
A miniatura é da Altaya fabricada pela IXO na escala 1/43 e o resultado está bastante bom como é perceptível pelas fotos embora as jantes pudessem ser mais perfeitas.
Comentários
A miniatura está muito boa!
Foi de facto uma bela aquisição.
Abraço