Le Mans 1970 : Porsche 917 K Sandeman nº18

 

David Piper apresentou seu próprio chassi Porsche 917 número 010 para as 24 Horas de 1970. Antes dos testes, ele foi abordado por Aarnio Wihuri, sogro de Jochen Rindt, importador de VW/Porsche na Finlândia que procurava um piloto para ajudar Gijs Van Lennep, cujo companheiro de equipe Hans Laine faleceu algumas semanas antes em Nürburgring.

É celebrado um acordo com Piper que irá conduzir e entrar no lugar do seu carro, o 917 amarelo e vermelho (chassis nº 021) da equipa AAW. Desprovido de qualquer apêndice aerodinâmico, o 021 será, no entanto, notado porque será o único 917 equipado com espelho retrovisor no tejadilho.


Qualificado na 11ª posição com um tempo muito acertado de 3'29"4, Gijs Van Lennep terminou a primeira hora num lisonjeiro 5º lugar. Ganhando lugar na 3ª hora, o número 18 recuperou outro lugar quando a tempestade rebentou na largada da 7ª hora, David Piper voltou aos boxes com a dianteira destruída. 


Ele perdeu o controle do carro sob a curva Dunlop. Os mecânicos passaram mais de quarenta minutos reconstruindo o Porsche com muita fita adesiva. Reiniciando na 14ª posição, 021 recuperou duas posições antes de, às 12h26, Gijs Van Lennep estourar um pneu em Mulsannes e desistir definitivamente.

Muito danificado, o 021 será reconstruído com chassi 012 e receberá o nome não oficial de 012/021. Outros elementos do 021 serão utilizados para montagem em um novo chassi do spider 917/021/1.


Um Porsche fabricado pela BRUMM na escala 1/43 que está à espera de restauro



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