O Ford GT40 1081 é um modelo 69 de propriedade de Hans
Lehmann, chefe do grupo de imprensa Deutsche Auto Zeitung, cujas cores usa.
Entregue em abril, não constava da primeira lista de convidados, nem mesmo de
substitutos, mas foi convocado devido às inúmeras desistências e aos excelentes
resultados no mundial (4º em Monza, 6º em Nürburgring, ou seja, duas vitórias
no Sport) . ). Está equipado com pneus Dunlop e um motor de 4,7 litros transformado
por Gurney-Eagle, sendo que os 5 litros esperados para a corrida foram
esperados em vão. O Ford número 68 usa as cores do Deutsche Auto Zeitung, um
dos primeiros patrocinadores não desportivos vistos em Le Mans depois de Hart
Ski, que apoiou o Porsche 907 número 33 em 1968.
Dos dois pilotos iniciantes. Helmut Kelleners é sem dúvida o
mais conhecido graças à sua vitória nas 24 Horas de Spa de 1968. Quanto a Jöst,
1969 marca a primeira das suas 9 participações em Le Mans como piloto, mas a
história recordará especialmente as 14 vitórias da sua equipa Joest Racing. .
Qualificado na 22ª posição com o tempo de 3'51"1, o Ford alemão parou
diversas vezes durante as primeiras horas devido a vibrações nas rodas
dianteiras.
Um pouco mais tarde foram os travões que causaram alguns
problemas que não o impediram de entrar no top 10 a meio da corrida. Por volta
das 8h, Jöst parou para ajustar a caixa de velocidades, mas os mecânicos
descobrem um vazamento de óleo no motor que obrigará os pilotos a abrandar. No
entanto, mantiveram o 8º lugar, que se transformou em 6º lugar às 21 horas,
após o abandono dos dois Porsches líderes. Se considerarmos a equipe Wyer como
uma equipe de fábrica, Jöst e Kelleners terminaram em primeiro lugar entre os privados. Foi também o primeiro e único Ford GT40 privado a
terminar nas 24 Horas.
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