Le Mans 1967 : Ford MK IV - nº1



Na liderança desde a segunda hora de corrida,  manteve essa liderança até a chegada, ao mesmo tempo em que bateu o recorde de maior distância percorrida: mais de 5.200 km a uma média de 218 km/h! Resumindo, o carro perfeito. Exceto Dan Gurney que se sentiu muito apertado em sua cabine, mesmo depois de ter colocado uma saliência no teto para acomodar seus 195 centímetros.







Qualificado na 9ª posição nos treinos com o tempo de 3'29"8, Dan Gurney rapidamente passou para a segunda posição e o seu companheiro de equipa Foyt assumiu o comando após as primeiras paragens para reabastecimento. O avanço do Mk IV vermelho continuou a aumentar ao longo das voltas e todos esperam a "lebre" para quebre. Pelo contrário, o número 1 não terá problemas, exceto quando Foyt foi obrigado a ir às boxes pois estava prestes a ficar sem combustível após um erro por volta das 10 horas.  Duas idas às boxes  para reforçar os fixadores do capô traseiro, reduziu a vantagem do líder para 2 voltas. Foi finalmente com 4 voltas à frente da Ferrari número 21 que Foyt cruzou a linha e quebrando o recorde de distância.



Depois da celebre vitória sobre a Ferrari em 1966 a Ford volta com um novo carro : o MK IV.

A Ford inscreve 4 unidades deste modelo mas o único que sobrevive às 24 horas e vence a prova é o nº1 na cor vermelha e conduzido por Foyt e Gurney.

Devido à estatura de um dos pilotos este carro tem uma pequena bossa no teto para o piloto estar confortável (ao contrario dos outros MK IV) 

A miniatura da IXO na escala 1/43 está bem conseguida , tendo até as porcas do lado esquerdo a vermelho e azul no direito como o carro original embora ache que os faróis dianteiros poderiam ter umas ópticas maiores. No entanto , melhor que o da Solido que também está disponível nesta plataforma



 (34)

Comentários