Le Mans 1967 : Ford MK IV - Holman & Moody - nº3

 




Depois da vitória em 1966 a Ford volta em Le Mans no ano seguinte com o MKIV para tentar voltar a vencer a prova .

Classificado na terceira posição com o tempo de 3'25"3 a apenas 9 décimos da pole de Bruce McLaren, o carro #a 3 pilotado por Bianchi largou cauteloso. Na nona volta, o para-brisa foi perfurado por uma pedra arremessada pelo Corvette na Maison Blanche. O piloto parou brevemente para anunciar o incidente e reiniciou na 8ª posição.

Após duas horas de corrida e tendo aproveitado o primeiro reabastecimento para trocar o para-brisa, o Ford está na 3ª posição, a apenas 1'38" dos líderes. Na luta pelo primeiro lugar, Mario Andretti iguala o recorde da volta de Hulme em 3'23"6 após 5 horas de corrida. Solidamente instalado na 3ª posição, Bianchi começou a sentir dificuldades no comando da caixa de velocidades, parou duas vezes e cai para a 6ª posição à 2 voltas. Andretti compromete-se a recuperar o terreno perdido correndo todos os riscos e voltou ao 2º lugar às 11 horas. 

Por volta das 3h30, após uma troca de pastilhas, Andretti arranca das boxes, mas seus travões bloqueam ao travar nos Esses du Tertre Rouge. O Ford perde o controlo, bate nas rails de protecção com muita violência e fica no meio da pista. O seguinte Ford MkIIB de Gardner/McCluskey aos 30 segundos, também acertou nas rails tentando desviar do carro imobilizado de Andretti. Um terceiro Ford, o da Ligier/Schlesser, aparece a seguir e vê os dois carros que bloqueam a pista. O infeliz Schlesser conseguirá evitar os dois obstáculos, mas perde o controle do carro e, por sua vez, atinge os rails, arrancando o eixo traseiro direito. Em poucos momentos, três Fords preparados por Holman e Moody são obrigados a abandonar. A força notável e os recursos de segurança do MkIV impediram que carros batidos pegassem fogo. Mario Andretti sairá com duas costelas partidas. A causa do bloqueio dos seus travões nunca será esclarecida. 


Esta é uma miniatura da IXO na escala 1/43 com bons acabamentos embora as faixas laterais devem-se acabar em bico.



Comentários