Le Mans 1971 : Porsche 917 LH - Gulf Racing - nº17


Adquirido como novo para as 24 Horas de Le Mans pela John Wyer Racing, o Porsche 917 número 045 alcançou o terceiro tempo nos testes de quarta-feira em 3'18"2 com Jo Siffert. Na quinta-feira, os dois longos Gulf 917 foram equipados com as mesmas relações de caixa que o Martini, que se mostrou melhor adaptado e 'Seppi' melhora para 3'17"6 e mantém o terceiro lugar.



Mas a sua sessão é especialmente marcada por um incidente que termina milagrosamente sem danos: à saída da Maison Blanche, Siffert ultrapassa o Porsche 911 S do inglês Tuckett quando este desvia para a esquerda e envia o 917 para um impressionante série de "`tête-a-que" a mais de 240 km/h. Siffert acaba batendo no rail com a traseira, de um lado e depois do outro, mas seu carro fica apenas arranhado. Conduz o carro de volta aos boxes, tremendo de medo e raiva: “Eu deveria estar morto”, anuncia, antes de se esforçar para explicar seu acidente.



Recuperado das emoções, Jo Siffert fez um início de corrida na esteira de Gérard Larrousse, mas um rápido reabastecimento permitiu-lhe ultrapassar o francês e completar a primeira hora na traseira de Pedro Rodriguez. Siffert, que assim como Rodriguez, completou um turno triplo, teve que parar na terceira hora devido a uma caixa de ignição solta. Com três minutos perdidos, Derek Bell sai da 4ª posição e volta atrás do Ferrari-Sunoco, que ultrapassa no próximo reabastecimento.



Às 5 horas, o  17 voltou para a segunda posição, mas Siffert voltou à arquibancada reclamando da travagem e do baloiçar permanente do carro. Os onze minutos perdidos para trocar pneus e pastilhas e sangrar os travões não trouxeram nenhuma melhoria e o Porsche voltou após uma volta lenta. Na verdade, descobre-se que o rolamento da roda traseira esquerda emperrou, exigindo a troca do suporte do cubo. Perde-se uma hora e dez minutos e o número 17 cai para a 14ª posição. O mesmo problema também ocorreu nos outros 917 LH da GULF porque parece que a carroçaria envolvente fez com que os rolamentos traseiros aquecessem excessivamente.



Fazendo uma boa recuperação durante a noite, Siffert/Bell estavam na 6ª posição ao amanhecer, quando seu 917 começou a perder óleo. Depois de trocar o tanque, perceberam que o problema vinha de um cárter do motor com fissura. Após uma paragem de 23 minutos, Bell saiu, mantendo a 6ª posição, mas logo o 917 passou novamente, deixando um rastro de uma nuvem cada vez mais espessa de fumaça azul. Após 18 horas de corrida, o motor cedeu e o abandono tornou-se inevitável.

Siffert se consola com um recorde de volta alcançado durante a 2ª hora em 3'18"8 (243,905 km/h). Mas este recorde de volta é geralmente atribuído a Jackie Oliver com base nos comentários do locutor e no registro das 24 Horas, para 3'18"4 (244,397 km/h) alcançados na 5ª hora. Cada um tem a sua verdade...(texto original Slotracing)



 A miniatura na escala 1/43 é de boa qualidade comprada através de venda nas redes sociais não especificando o fabricante que penso ser a IXO Models.

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