sábado, 31 de janeiro de 2009

Le Mans : Alpine-Renault A442B (nº2) 1978












O Ano de 1978 foi o ano da desforra da Alpine Renault depois de ano anterior ter perdido a vitória para a Porsche. A armada Porsche apresentou-se com três carros contra quatro Alpine-Renault e dois Renault Mirage. No inicio os Porsche começam com problemas logo na primeira hora e os Alpine Renault nº2 e 3 dominam o inicio da corrida. O Porsche nº6 de Bob Wollek é o único a fazer sombra aos Renault ocupando a 3º posição. À quinta hora os três Alpine-Renault ocupam as três primeiras posições e na hora seguinte o Porsche de Ickx e Pescarolo tem um problema de caixa que o relega para a 19ºposição a 15 voltas dos leaders. A Porsche muda de tactica e muda Ickx para o carro nº6. A estratégia parece resultar e na 8ªhora o Porsche de Ickx/Wollek/Barth consegue ascender à segunda posição aproveitando os problemas de travões do carro nº2. O Alpine nº1 é agora o leader da prova.
A Alpine Renault tem a primeira baixa à 11ª hora com a desistência do carro nº3 . Amanhece em Le Mans e o Alpine nº1 continua leader e estabelece o recorde da volta. Na 18ª hora o Alpine nº1 abandona quando liderava a prova .Seis minutos depois, o Porsche nº7 despista-se e é obrigado a desistir. O Alpine nº2 continua a liderar mas na última hora problemas com a caixa de velocidades obrigam Pironi a continuar a condução do Alpine. O Alpine nº2 consegue aguentar ficando o Porsche nº6 a 5 voltas. Porsche consegue colocar 6 carros nos dez primeiros lugares.
Não foi uma vitória fácil mas nem mesmo Ickx que mudou de carro conseguiu desta vez vencer o carro nº2 de Pironi e Jaussaud. A miniatura é da francesa Solido com algumas alterações que se na verdade na altura era do melhor disponível no mercado actualmente já foi ultrapassada por outras opções disponíveis noutros fabricantes.

Sem comentários: