Foi uma mistura explosiva franco-italiana-austríaca que deu azo à construção do
Simca-
Abarth 1300, uma
berlineta surgida em 1962. Com o seu pequeno motor de 1300
cc,
esta pequena bomba era capaz de alcançar os 230 km/h!
Quando
Amédée Gordini trocou a
Simca pela
Renault com o objectivo de prosseguir nas suas preparações destinadas à competição, o presidente director-geral da firma andorinha decidiu que, depois das contas feitas, fazer falar da sua marca em competição (a
Simca tinha sido criada pela
Fiat para escoar a sua produção em França) seria um excelente exercício promocional.

Quando o seu engenheiro
Rudy Hruska lhe apresentou
Carlo Abarth (
Carlo foi o nome que o
austríaco Karl adoptou após se naturalizar italiano), Henri-
Théodore Pigozzi pôs-l
he à disposição todos os meios da
Simca para trabalhar para ele .
Foi na Primavera de 1962 que surgiu o
Simca Abarth 1300
GT no Salão do Automóvel de Genebra, ao lado do novíssimo
Simca 1000
Coupá. Em
princípios de Abril, durante os ensaios com vista às 24 Horas de
Le Mans, o 1300 deu sinais evidentes de potencia do motor, mas a estabilidade também foi uma revelação tanto para os pilotos como para os homens da
cronometragem. Na corrida
propriamente dita , a
Abarth apresentou dois
Fiat Abarth 700 e três
Simca Abarth 1300 com piloto de topo ao volante. Ao seu lado,
Roder Masson fez alinhar
outro 700 enquanto a Equipa Nacional Belga inscreveu um quarto 1300
GT.
Os
Abarth oficiais eram facilmente
reconhecíveis entre todos graças à sua "farda" ornamentada com um grande escorpião. A campanha de 1962 em
Le Mans poderia ter sido uma autentica
catástrofe mas o
Abarth belga de
Dubois e
Harris conseguiu terminar a prova destacando-se no meio dos
monstros de corrida terminando na
quadragésima posição da geral e uma
indiscutível vitória na classe. (texto Altaya)
A miniatura é da
Altaya fabricada pela
IXO na escala 1/43 e o resultado está bastante bom como é perceptível pelas fotos
embora as jantes pudessem ser mais perfeitas.
2 comentários:
Nice model, congratulations! You're right about the wheels which are quite simple, but fortunately the rest of the car seems well crafted. Is the yellow paint correct is anyone's guess, as these old colour pictures are often unreliable. Thanks for showing us this fine die-cast!
Bela história, RM. Desconhecia esta "parceria" da Abarth com a Simca.
A miniatura está muito boa!
Foi de facto uma bela aquisição.
Abraço
Enviar um comentário