Um dos nossos melhores pilotos e, certamente, o mais
conhecido a nível internacional na altura era Mário de Araújo “Nicha” Cabral.
O piloto do Porto - que já tinha estado inscrito dois anos
antes para correr no Porsche 907 de André Wicky - foi convidado em 1972 por Jo
Bonnier para partilhar a condução de um dos competitivos Lola T280 DFV -
patrocinados pelos queijos suíços – uma espécie de equipa oficial da Lola
gerida pelo piloto sueco. Cabral teria como companheiros de equipa o belga
Hughes de Fierandt e o Espanhol Jorge de Bragation, mas um desentendimento,
após os treinos, quanto à ordem dos turnos para a prove fez com que o piloto se
recusasse a alinhar nas primeiras horas e o carro desistiria antes de Cabral se
sentar ao volante. Pior ainda, o patrão da equipa viria a perder a vida com o
Lola nº8 num acidente ao nascer do dia, numa participação que, obviamente, não
deixou boas recordações a ninguém.
A miniatura é da Solido na escala 1/43 com alterações.
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