Le Mans 1971 : Porsche 917 K Martini Racing nº 22


O Porsche 917 número 053 chegou novinho em folha, branco e imaculado à inspeção técnica para as 24 Horas de Le Mans de 1971. Recebeu alguns adesivos para testes, e sua pintura definitiva só foi aplicada na véspera da corrida . Inscrito pela equipe Martini Racing, não receberia a habitual pintura cinza metálica da equipe, mas manteria sua pintura totalmente branca. Pilotado pelo médico austríaco Helmut Marko, que havia conquistado um brilhante segundo lugar no ano anterior, e pelo holandês Barão Gys van Lennep, que já havia pilotado um 917 em 1970 , o "magnésio" 053 se classificou na quinta posição com o tempo de 3:18.7, quase 5 segundos atrás da extraordinária pole position de Oliver.



Pesando 35 kg a menos que o peso mínimo permitido no automobilismo, o carro estava equipado com um grande tanque de óleo de 55 litros para cumprir as normas de peso. Como os pilotos não haviam sido instruídos a imprimir um ritmo alucinante, Maro simplesmente adotou uma postura cautelosa na largada e terminou a primeira hora em 8º lugar. Após três horas de corrida, graças à consistência de sua equipe, o carro número 22 subiu para a 5ª posição. Às 20h41, a troca da correia do alternador custou cerca de dez minutos e quatro posições. Duas horas depois, o Porsche branco havia recuperado o quinto lugar.


Com os carros da frente enfrentando dificuldades e após o abandono da Ferrari de Vaccarella/Juncadella , o carro "magnésio" completou a 13ª hora da corrida na liderança. Às 9h15, a substituição dos parafusos de fixação da turbina de refrigeração exigiu mais 4 minutos e 30 segundos de inatividade. Uma precaução sensata para evitar a quebra que causou o abandono do 917 de entre-eixos longo da equipe Martini.


Após o abandono do Matra de Beltoise/Amon , que havia recuperado a segunda posição, apenas o 917 de Müller/Attwood continuava na disputa pela vitória. Apesar dos esforços, o 917 de John Wyer conseguiu ganhar apenas uma volta e terminou duas voltas atrás dos vencedores.


Dos seis Porsches semioficiais que largaram na corrida, e provavelmente também desde o abandono do 917, o carro 053 foi provavelmente o que apresentou menos problemas durante a prova. Ele passou apenas 51 minutos nos boxes, dos quais apenas 14 minutos e 30 segundos foram paradas não programadas. (texto slot-racing)


Da IXO Models na escala 1/43 eis o vencedor das 24 horas de Le Mans em 1971 .
Uma miniatura bem conseguida em pormenores fazendo esquecer a que Solido lançou há muitos anos atrás



Comentários

Juanh disse…
El 917 ganador de 1971. Me falta en la colección.
Abrazo!