![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1pW73qWwHgbzxK5O461SY2fsiScNovd4hyphenhyphenDW-z8lY6QVbDk__rRI26zmaY-c5kYafoC8dRqqhXD7uwKYdyPm5A6Mc4TjK6rzM9r6AIC4EBfNMSi2OQ0FKZmzXk64478qVP20Jc3gfbafn/s640/N17-Ferrari312PB1973.jpg)
Para infelicidade de todos os fãs da marca,em finais da década de 1960, a Ferrari ainda andava à procura de uma orientação. Depois de tactear durante muito tempo, a fábrica de Maranello regressou finalmente ao primeiro plano graças ao 312 PB.
O Ferrari 312 PB deve-se inteiramente ao engenheiro da casa Mauro Forghieri e foi com o carro-chassis nº896 que Carlos Pace e Arturo Merzário participaram com o nº16 nas 24 Horas de Le Mans em 1973. O 312 PB estava entre os favoritos, apesar de o considerarem um veiculo para corridas de mil quilómetros e não provas de 24 horas. O público esperava uma luta acirrada em La Sarthe entre a Ferrari e a Matra que tinha tido problemas de motor e pneus nas provas desse ano. O nº16 liderou nas primeiras duas horas à espera que a Matra desistissem o que veio a acontecer com a excepção do Matra nº11 de Pescarolo e Larousse. O Ferrari nº16 deixou-se atrasar devido a uma fuga de combustível e foi o Ferrari de Ickx/Redman que ainda liderou até o motor deste dar problemas e ser obrigado a desistir. A prova acabou por ser vencida pelo Matra nº11 à frente do Ferrari nº16.
A miniatura é colecção da Altaya "Lendas de Le Mans" e fabricada pela IXO Models . A miniatura está bem conseguida mas no lado direito os decalques não estão corretos
O Ferrari 312 PB deve-se inteiramente ao engenheiro da casa Mauro Forghieri e foi com o carro-chassis nº896 que Carlos Pace e Arturo Merzário participaram com o nº16 nas 24 Horas de Le Mans em 1973. O 312 PB estava entre os favoritos, apesar de o considerarem um veiculo para corridas de mil quilómetros e não provas de 24 horas. O público esperava uma luta acirrada em La Sarthe entre a Ferrari e a Matra que tinha tido problemas de motor e pneus nas provas desse ano. O nº16 liderou nas primeiras duas horas à espera que a Matra desistissem o que veio a acontecer com a excepção do Matra nº11 de Pescarolo e Larousse. O Ferrari nº16 deixou-se atrasar devido a uma fuga de combustível e foi o Ferrari de Ickx/Redman que ainda liderou até o motor deste dar problemas e ser obrigado a desistir. A prova acabou por ser vencida pelo Matra nº11 à frente do Ferrari nº16.
A miniatura é colecção da Altaya "Lendas de Le Mans" e fabricada pela IXO Models . A miniatura está bem conseguida mas no lado direito os decalques não estão corretos
Comentários
Ainda vai sair nesta colecção algum destes?
JB
Como já tinha dito a próxima miniatura que vai sair da Altaya na colecção "Lendas de Le Mans" vai ser o lindo Ferrari 512S de 1970...